top of page

Lentes multifocais, quando devo usar?

As lentes multifocais ou lentes progressivas ajudam a corrigir problema de presbiopia, a famosa vista cansada, que costuma aparecer a partir dos 40 anos. Elas recebem esse nome devido os diversos pontos de foco atribuídos em uma única lente.

As lentes multifocais contam com três campos de visão que corrigem visão de perto, visão intermediária e longe em uma única lente e você nem vê essas divisões.

Entenda como essas lentes funcionam e qual a diferença entre as diversas opções que existem no mercado.

Vamos lá!?

Para que servem as lentes multifocais?

As lentes multifocais servem para corrigir o problema de presbiopia ou vista cansada. Sabe quando você tenta achar uma posição perfeita para enxergar afastando ou aproximando o objeto dos seus olhos?

Pois é! As lentes multifocais servem pra corrigir esse tipo de problema.

O fato é que a presbiopia é uma condição natural que surge por causa do envelhecimento do cristalino.

Conforme a gente envelhece, nossos órgãos e funções vão perdendo eficiência e vitalidade. E quando os nossos olhos envelhecem, acontece a perda de elasticidade do cristalino, por isso a capacidade de focar em objetos de perto diminui.

É esse desgaste natural que faz com que presbiopia apareça a partir dos 40 ou 50 anos.

À esquerda, olho normal. À direita, olho de quem possui presbiopia

Diferente de astigmatismo, miopia ou hipermetropia que podem até ser problemas genéticos, mas são causados no nosso globo ocular, a presbiopia acontece pelo desgaste natural dos nossos olhos.

Ou seja, conforme envelhecemos, a chance de apresentar presbiopia é muito grande independente de ter ou não algum outro problema de visão.

É pela falta de elasticidade do cristalino que acontece a dificuldade em enxergar de perto e de longe, precisando sempre afastar os objetos para poder enxergar melhor.

E isso vai acontecer com todo mundo, sem exceção. Mas fique tranquilo. Existem lentes de óculos específicas que corrigem esse problema problema e te ajudam a voltar a enxergar perfeitamente.

Como funcionam as lentes multifocais?

As lentes multifocais recebem esse nome por terem a capacidade de em uma única lente possuir múltiplos focos para ajudar na visão daqueles que possuem presbiopia ou vista cansada.

Mas para saber se você vai precisar usar lentes multifocais, na sua receita de óculos deve constar o termo “adição” como nos exemplos abaixo:

Exemplo 1: receita de óculos com adição para presbiopia ou vista cansadaExemplo 2: receita de óculos com adição para presbiopia ou vista cansada

A lente multifocal possui três campos de visão.


Cada campo possui o grau que a pessoa precisa para enxergar perfeitamente de longe e de perto e na visão intermediária, onde é localizada a transição do grau de perto para o grau de longe.

E não se preocupe. Essa diferença de grau presente ao longo da superfície da lente não é mais notada esteticamente. E isso é graças ao avanço tecnológico das lentes progressivas.

Você já deve ter ouvido falar de lentes bifocais, certo? Vamos falar mais sobre elas logo mais, mas antigamente era esse o nome dado a esse tipo de lente.


O que é lente bifocal e lente multifocal?

Esses dois tipos de lentes ainda confundem muitas pessoas. Veja a principal diferença entre elas

Lente bifocal

Como o próprio nome diz, a lente bifocal é aquela adequada para enxergar a 2 distâncias, ou seja, de perto e de longe.

Mas esta é uma lente com tecnologia mais antiga. Esteticamente falando, é ruim porque ela possui uma linha horizontal que divide a lente no meio: a parte de baixo pra grau perto e a de cima para grau longe.

Você provavelmente já deve ter visto uma lente dessas por aí. A aparência não fica legal e muito menos agradável, tanto pra quem usa, quanto pra quem está olhando para você. É quase impossível não reparar.

Modelo de lente bifocal

Lente multifocal

Já com a lente multifocal a história é diferente. Elas atendem visão de perto, visão intermediária e visão de longe de maneira gradual.

Você não precisa ficar movimentando a cabeça para cima ou para baixo para focar no objeto que deseja. Sem contar que melhora a estética do óculos.

Isso acontece porque a transição de foco nesse caso é natural, o que deixa quase imperceptível na sua lente.

E uma informação que pode te ajudar a entender melhor sobre essas lentes: as lentes progressivas ou lentes multifocais são a mesma coisa.

Elas recebem esse nome porque o grau do óculos é alterado de forma progressiva. Ou seja, não apresenta aquelas linhas dividindo como vimos nas lentes bifocais.

Lentes Progressivas ou também conhecidas por Lentes Multifocais

Para fazer um óculos com lente multifocal sua armação deve ter o tamanho da altura do aro correta. Se a altura for pequena, a lente não possui uma transição suave entre os três campos de visão.

A armação do óculos precisa ter altura do aro de no mínimo 30mm ou 3cm para possibilitar essa transição do grau ao longo da superfície da lente.

Lentes multifocais personalizadas

Se você já pesquisou sobre lentes multifocais, provavelmente já ouviu falar das lentes multifocais personalizadas ou lentes progressivas personalizadas.

As lentes multifocais personalizadas, como o próprio nome diz, são fabricadas de forma personalizada e individual de acordo com a necessidade do dia-a-dia do paciente.

Ou seja, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na sua lente progressiva.

Consequentemente você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também. E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

Temos um exemplo abaixo que pode te ajudar a entender como funciona a personalização das lentes progressivas.

Campo de visão de lente multifocal personalizado para longe com transição de campo médio e perto distribuídos na lente

O que vai diferenciar as lentes multifocais personalizadas com as lentes multifocais tradicionais são os preços.

Infelizmente muitas marcas oferecem os preços mais elevados nessa escolha. Estamos aqui para mudar esse cenário.

Adaptação com as lentes multifocais

Quem vai começar a usar lente multifocal ou usa um tipo de lente há bastante tempo e irá trocar, pode sentir dificuldade para se adaptar com o óculos multifocal. E esse processo é normal.

Isso acontece por causa da progressão dos campos de visão, então o cérebro e o olho tem de aprender a se ajustar as novas condições.

Normalmente esse período de adaptação dura 7 dias. Então, você pode sentir algumas tonturas, náuseas ou dores de cabeça, mas que logo somem naturalmente.

E outra dica importante: Lentes multifocais personalizadas são muito mais fáceis para a adaptação.


Mas atenção!

Se os sintomas persistirem, é melhor que você procure um oftalmologista. Pois pode ter ocorrido algum problema na confecção do óculos ou até mesmo o grau pode estar errado. E isso pode piorar ainda mais a visão.

Portanto, preste atenção na sua visão e em como está se sentindo em relação as novas lentes. Acompanhe os sintomas que sentir e a duração deles.

Por isso, se você ainda não usa esses óculos mas anda com a vista cansada, desconfia que esteja com presbiopia. Converse com o seu médico oftalmo sobre o uso das lentes multifocais.

Vai precisar usar lentes para corrigir sua vista cansada ou já usa? Conta pra gente, aqui nos comentários, quando descobriu que ia precisar usar.



E se tiver alguma dúvida, é só falar com a gente aqui nos comentários.

bottom of page