Câncer ocular em crianças: Oftalmologista explica como telefone celular pode ajudar detectar sinais

(Por Opticanet)


Em 95% dos casos, o diagnóstico do retinoblastoma, câncer ocular diagnosticado na filha de Tiago Leifert, é feito em crianças até 5 anos

No final de janeiro, o apresentador Tiago Leifert surpreendeu seus seguidores nas redes sociais ao explicar os motivos que o fizeram se afastar da apresentação do The Voice Brasil. A filha de 1 ano e 3 meses do apresentador foi diagnosticada com retinoblastoma no início de outubro.


O retinoblastoma é um tumor ocular, mais comum em crianças, e que pode levar à cegueira. Dois terços dos casos são diagnosticados em crianças de até 2 anos e 95% antes dos 5 anos. De acordo com a Oftalmologista da Clínica Visão Dra. Paula Gabriela Batista dos Santos, este é um câncer raro, mas grave. "Atualmente existem tratamentos como fotoablaçãoo e termoterpia transpupilar. Quanto mais cedo o câncer for detectado e tratado, melhor será o prognóstico", alerta.


A especialista explica que existe uma forma simples de verificar sinais da doença e que pode ser feita em casa, por qualquer cuidador com auxílio de um telefone celular. "É só tirar uma foto com flash dos olhos da criança e analisar a coloração que se apresenta no reflexo. Se aparecer um reflexo avermelhado, provavelmente, é sinal de uma retina saudável. Porém, se aparecer um círculo esbranquiçado ou acinzentado, é necessário procurar um médico", orienta. Uma das razões que fez Leifert perceber algo de errado com a filha, inclusive, foi este reflexo branco.


Fonte: Opitcanet - opticanet.com.br


Leia o artigo na íntegra ->